segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Vamos falar de música?


Olá garotinhos e garotinhas! Em mais uma publicação do blog “Sandália e Meia” vou falar sobre a “Discoteca MTV”. Esta série de programas é exibida na MTV Brasil desde 2007 e está em sua segunda temporada.

Ela conta a história de discos marcantes de renomados artistas da música brasileira, especialmente das décadas de 80 e 90. A série traz depoimentos dos músicos, de jornalistas, de produtores, de escritores e de outros artistas.

As declarações fazem uma análise dos álbuns, do contexto histórico e artístico em que eles foram produzidos, das coisas curiosas, dos problemas e das situações engraçadas que envolvem o processo de gravação e divulgação de um disco.


Legião Urbana - Dois








A série “Discoteca MTV” é muito bacana, principalmente para os músicos iniciantes, pois transmite a experiência de muitos artistas. O programa aborda o lado conceitual, artístico e estético dos discos. Fala da repercussão e do impacto dos álbuns.

Com uma linguagem próxima dos documentários, o programa faz revelações e prende a atenção dos espectadores. Para os fãs é um “prato cheio”, mas para aqueles que não são, esta é uma boa oportunidade de conhecer o trabalho de determinado artista ou banda.


Titãs – Cabeça Dinossauro








Confira quais discos fizeram parte da primeira temporada:

Arnaldo Batista (história do grupo Os Mutantes, de 1968)
Evandro Mesquita (explosão de "Aventuras da Blitz", de 1982)
Lobão (gravações do "Ronaldo foi pra Guerra", de 1984)
Lulu Santos (com "Tempos Modernos", de1982)
RPM (com "Revoluções por Minuto", de 1985)
Ultraje a Rigor (com "Nós vamos invadir sua praia", de 1985)
Titãs (com "Cabeça de Dinossauro", de 1986)
Legião Urbana (com "Dois", de 1986)
Ira! (com "Vivendo e não aprendendo", de 1986)
Chico Science e Nação Zumbi (com "Da Lama ao Caos", de 1994)
Planet Hemp (com "Usuário", de 1995)

Na segunda temporada, discos como o “Samba Poconé” do Skank, “A Revolta dos Dândis” dos Engenheiros do Hawaii, “Isopor” do Pato Fu, o primeiro disco do Raimundos, “Selvagem?” dos Paralamas do Sucesso, entre outros, foram o foco da “Discoteca MTV”.


Os Paralamas do Sucesso – Selvagem?








A graça da série está em lembrar discos que marcaram gerações e comparar as impressões bem particulares de quem escuta o álbum com as idéias de quem compôs e ou produziu o disco. Embora a obra carregue a individualidade do artista, ela acaba se universalizando.

Além disso, é curioso perceber as noções que envolvem a confecção de um disco, as dúvidas, as intenções, as experimentações e os possíveis erros. Sem contar na clareza e na consciência das interpretações que aparecem anos depois, ou seja, muito do que é feito é emocional.


Pato Fu - Isopor








"Você sabe que a mulher tem um apetite sexual
Dez vezes maior que o seu?
Amigo meu.

Você pode passar uma semana inteira
Resguardando a fronteira do lar
Mas ela sempre quer mais
Mas ela sempre faz mais que você!

Por isso é que o filho é mais dela
Por isso é que o filho é mais dela
Você traz a comida
Mas a panela é dela!"

Maicou...

Nenhum comentário: