sexta-feira, 18 de julho de 2008

O sonho de ser "Vagabundo"


Vou escrever hoje sobre um disco bastante elogiado pela crítica especializada, mas que não repercutiu muito na “boca do povo” - falo do projeto
"Vagabundo".

Este disco, lançado em 2004, juntou o consagrado intérprete Ney Matogrosso e Pedro Luís e a Parede, o último além é alguns anos mais novo, além de ser meu sósia.

O álbum traz uma riqueza fantástica de arranjos e releituras de músicas aclamadas. Com fortes traços regionais - como o maracatu e o baião - e marcante influência do samba, o disco “Vagabundo” é um trabalho maravilhoso e não é exagero.

As palavras até escapam na hora de descrevê-lo. Quem me apresentou a obra foi meu amigo Renan Cacossi, um flautista de “mão cheia”. No primeiro momento me interessei por músicas que já me eram mais íntimas como “Assim assado” e “Caio no Suingue”.

Mais tarde, ouvindo o segundo fruto do projeto, o cd “Vagabundo – ao vivo”, percebi a complexidade do trabalho, o capricho na execução e na escolha do repertório, além da sintonia entre todos os “vagabundos”. Não tem muito o que descrever e sim escutar.

É possível fazer o
download do disco, mas é fundamental privilegiar o disco original e o direito autoral. Portanto, baixe o álbum e se gostar compre-o quando possível.

Taí uma amostra deste projeto, a produção da música “Vagabundo”. Vale muito à pena conferir.





Este é o repertório do disco ao vivo:

01- A Ordem é Samba
02- Fazê o Quê?
03- Transpiração
04- Interesse
05- Soul
06- Assim Assado
07- Noite Severina
08- Balada do Louco
09- Vagabundo
10- Caio no Suingue
11- Jesus
12- O Mundo
13- Sangue Latino
14- Fé Cega, Faca Amolada

Curioso como este trabalho foi tão pouco valorizado ou divulgado, talvez tenha faltado algum “tribalista” no meio – “fazê o quê né?”.

Acompanhem o video da música “O Mundo”, composição de André Abujamra. Eu não gostei muito da montagem de fotos não, mas a canção é excelente.





"O mundo é pequeno pra caramba
Tem alemão, italiano e italiana
O mundo filé milanesa
Tem coreano, japonês e japonesa

O mundo é uma salada russa
Tem nego da Pérsia, tem nego da Prússia
O mundo é uma esfiha de carne
Tem nego do Zâmbia, tem nego do Zaire

O mundo é azul lá de cima
O mundo é vermelho na China
O mundo tá muito gripado
O açúcar é doce, o sal é salgado

O mundo caquinho de vidro
Tá cego do olho, tá surdo do ouvido
O mundo tá muito doente
O homem que mata, o homem que mente

Por que você me trata mal
Se eu te trato bem
Por que você me faz o mal
Se eu só te faço o bem

Todos somos filhos de Deus
Só não falamos as mesmas línguas
Todos somos filhos de Deus
Só não falamos as mesmas línguas"

Maicou...

Nenhum comentário: