quarta-feira, 23 de julho de 2008

Madrugada independente




Olá galera de casa, senhoras e senhores, meninas e rapazes, hoje eu vou falar sobre o programa altas horas. Calma lá. Na verdade vou comentar uma coisa que já está virando uma constante no programa exibido pela rede globo, na madrugada de sábado pra domingo.

De uns tempos pra cá, o apresentador Serginho Groisman abriu espaço para vários artistas da cena independente. Músicos e bandas condenados às divulgações "boca a boca" e por canais culturais e educativos - lê-se "Alto-falante" da Rede Minas.

Um dos grupos em questão é o "Vanguart" e sua inabalável fé nos sinais de trânsito.





O curioso é que Serginho se coloca como uma espécie de caçador ou descobridor de talentos, numa incessante tentativa de se apresentar como padrinho destes músicos. Um exmplo foi com relação à aparição da monissilábica Mallu Magalhães em seu programa.

Fenômeno na internet, a adolescente apareceu para a grande mídia num sábado de madrugada - "Puxa vida, nem pra ser no Faustão? Pensando bem, ainda bem que não foi no Faustão!".





Apesar de eu questionar a postura de Serginho, eu valorizo a oportunidade que ele e sua produção dão ao público brasileiro de conhecer outros artistas. Muito embora é natural questionar por quê esses músicos só têm oportnidades na madrugada - Vide o programa "Som Brasil" da mesma emissora.

Os últimos a serem apresentados por Groisman foram os velhos de guerra "Móveis Coloniais de Acajú". Eles puderam mostrar um pouco da "feijoada búlgara" e animaram a platéia. Valeu Serginho, mas vê se não deixa esse pessoal pro final do programa.






"Por você aprenderia
Esperanto e traria
Gorbatchev para uma série de palestras
Na casa da minha tia
Onde todos beberíamos chá
Na cada da minha tia
Fofocando sobre a Perestroika

Por você escreveria
Um livro sobre o insólito
Um almanaque simples, óbvio
Guia completo do amor
Uma enciclopédia do utópico
Um dicionário do amor

E em cada verbete
Um singelo lembrete:
“Em sua companhia quero estar”
Quero te ver de corpete
Te guiar num Corvette
E seguir sem destino pra chegar
Minha intuição não me engana
Você faz-me ser tão Copacabana
E o inferno lembrar
Fim de semana

Por você a Babilônia
Seria ali na esquina
E o Mar Mediterrâneo, uma mísera piscina
Cercada de cerca viva
Isolando nosso condomínio
Cercada e bem protegida
Pros Paparazzi não poderem olhar
Por você lecionariaIôga, Tai-Chi, terapia
Se a fizesse feliz e distendida
Buscaria em shopping centers
O elixir do Marajá
Comeria perdiz e ananás
Se estivesse prestes a te beijar

E em cada verbete
Um singelo lembrete:
“Em sua companhia quero estar”
Quero te ver de corpete
Te guiar num Corvette
E seguir sem destino pra chegar
Minha intuição não me engana
Você faz-me ser tão Copacabana
E o inferno lembrar
Fim de semana"

Maicou...

Nenhum comentário: