sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Quem não gosta de samba bom sujeito não é


No dia 2 de dezembro se comemorou o dia do samba e seria muita pretensão da minha parte falar sobre esse maravilhoso gênero musical de uma forma diferente como farei neste post.

Eu sou o samba, a voz do morro sou eu mesmo sim senhor. Quero mostrar ao mundo que tenho valor - eu sou o rei do terreiro.

Eu sou o samba. Sou natural daqui do Rio de Janeiro. Sou eu quem levo a alegria
para milhões de corações brasileiros.

Não, eu não sambo mais em vão. O meu samba tem cordão, o meu bloco tem sem ter e, ainda assim, sambo bem à dois por mim. Bambo e só, mas sambo sim. Sambo por gostar de alguém, gostar.

Quem me ensinou a te dizer "Vem que passa o teu sofrer" foi mais um que deu as mãos entre nós dois. Eu entendo o seu depois, não me entenda aqui por mal, mas pro samba foi vital falar. Me laça a alma, me leva agora já que um bom samba não tem lugar.

Mas prá fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza, é preciso um bocado de tristeza senão não se faz um samba não! Fazer samba não é contar piada e quem faz samba assim não é de nada, o bom samba é uma forma de oração.

Porque o samba é a tristeza que balança e a tristeza tem sempre uma esperança, a tristeza tem sempre uma esperança de um dia não ser mais triste não! Põe um pouco de amor numa cadência e vai ver que ninguém no mundo vence a beleza que tem um samba não!

Porque o samba nasceu lá na Bahia e se hoje ele é branco na poesia, se hoje ele é branco na poesia ele é negro demais no coração.

Tem coisas que invadem o coração já disse o joão. Ninguém faz samba porque prefere, sobre o poder da criação, força nenhuma no mundo interfere. E passo a passo foi tomando conta de mim, é coisa fina dj com tamborim - e sabe o que que é isso? A maldição do samba.


"Samba da minha terra" - Novos Baianos






"Samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Quem não gosta de samba bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé
Eu nasci com o samba no samba me criei
e do danado do samba nunca me separei"


Maicou...

Nenhum comentário: