quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Conexão São Paulo - Estocolmo passando por NY!


Pois bem. Para não me classificarem de velho ranzinza que só sabe falar mal das bandas novas, hoje é dia de jogar confetes e abrir o coração para fazer elogios.

Não quero ser considerado – como é a maioria dos jornalistas musicais – um músico frustrado, portanto escreverei sobre uma banda que acho muito bacana e que se chama ‘Garotas Suecas’.

Como o grupo não é dos mais novos e já possuiu certa repercussão nacional – é só saber procurar um pouquinho – não informarei quem são os integrantes, nem nada do tipo, pois outros veículos fazem e já fizeram isso melhor.

Fica aqui apenas a dica de som para se ouvir, já que escuta-se muito por aí que não há coisas novas de qualidade. Reclama-se da falta de grupos novos e que inovem em algo na cena brasileira, seja de que gênero for que falemos.

Classificariam o som de Indie Rock, mas sempre tive a impressão que tal denominação é uma espécie de eufemismo para “emo heterossexual”. Como diria o pessoal aqui de Juiz de Fora, é um rock bem destinado à galera pós moderna – seja lá o que isso queira dizer. Vamos tentar fugir de rótrulos e preconceitos.

O som dos caras é muito bacana. A força dele está no peso, no impacto das canções ao público, na presença dos integrantes, na simplicidade e nas letras bem humoradas sem cair em escracho ou coisas de mal gosto. Se você procura engajamento político social, coisa rebuscadas e técnicas não é no Garotas Suecas que você vai encontrar.

Fica a sugestão, principalmente para a canção ‘Codinome Dinamite’, que além de ser uma grande música, possuiu um clipe bem bacana. Sem contar nas homenagens a alguns artistas da música brasileira como o Tim Maia e os meus sempre favoritos Novos Baianos.

Garotas Suecas fala sobre as influências





Garotas Suecas fala sobre os planos para o primeiro álbum





Codinome Dinamite - Garotas Suecas






"Meu codinome é dinamite!
Meu apelido é explosão!
Queimando as cordas pela pista eu sigo em plena contramão.

Garota, escute com cuidado...
Sou osso duro de roer!
E se eu te agarro pela noite eu largo em pleno amanhecer.

Eu não preciso te dizer,
que do meu lado é pra valer.
Do meu lado é pra valer!

Meu codinome é dinamite!
Meu apelido é explosão!
Queimando as cordas pela pista eu sigo em plena contramão

Não vá pensar que no meu peito,
não bate nenhum coração...
Mas quem acompanha o Homem Brasa é a Garota Explosão!

E eu não preciso te dizer,
que do meu lado é pra valer!
Do meu lado é pra valer"


Maicou...

Um comentário:

Unknown disse...

"Classificariam o som de Indie Rock, mas sempre tive a impressão que tal denominação é uma espécie de eufemismo para “emo heterossexual”. "

E é por aí mesmo. Mas vale pra folk feito por gente com menos de 50 anos também.

(e Garotas Suecas é legal mesmo)