terça-feira, 9 de setembro de 2008

Acústico MTV - "As flores de plástico não morrem"!


Um dos temas mais comentados por mim, o acústico MTV, volta a ser assunto neste blog. "Quem nunca ouviu alguma canção gravada no formato desplugado"?

Seja nas rádios, seja em Mp3, seja em CD, seja em rodinhas de violão, este fenômeno já tomou conta do país. Os principais nomes da música pop tupiniquim já se renderam ao banquinho e ao clima "intimista" desta produção da MTV Brasil.

No início, o empreendimento seria apenas um programa de emissora musical. Ele exibiria shows dos principais artistas brasileiros sem todos os aparatos eletrônicos e bem próximo aos fãs. Em 1992, a banda responsável por inaugurar a atração foi a Legião Urbana.

O trio liderado por Renato Russo tocou músicas dos discos lançados até aquele momento, inclusive algumas faixas do recém lançado V (Cinco). Além disso, os rapazes executaram três versões de músicas em inglês. A apresentação foi bastante simples - apenas dois violões e uma bateria – e nem contou com requinte decorativo.


Índios - Legião Urbana





O disco ‘Acústico MTV – Legião Urbana’ foi lançado apenas 1999 quando o potencial mercadológico do formato acústico começou ganhar espaço. "Mas como isso começou"? A MTV Brasil queria, através deste programa, atrair um novo público para o canal. Talvez um público mais velho ou o público de artistas da década de 70 e da MPB.

A intenção era investir em um projeto grandioso e impressionante. Os maiores cantores brasileiros acompanhados de uma orquestra, interpretando canções em um formato inédito. O fato de se apresentarem sentados para uma platéia restrita, também sentada, daria o ar de sofisticação e intimidade que o formato pretendia transmitir.


Não Identificado – Gal Costa





O ‘Acústico MTV – Gal Costa’ vai nessa onda e mostra todo o capricho na produção de tal espetáculo. Nesta versão de ‘Não Identificado’, composição de Caetano Veloso, gravada por ela em 1968 há uma mostra da grandeza que envolvia o show.

A mescla de instrumentos eruditos, como o contra-baixo acústico, os violinos, os violãocelos, o piano, ao intrumento mais popular do Brasil que é o violão era e ainda é o charme do Acústico MTV. É um "mix" de possibilidades, quse um abraço entre o imaginário e o que está ao alcance das mãos.

Expresso 222 – Gilberto Gil





Seguindo a mesma tendência, o ‘Acústico MTV – Gilberto Gil’ contou com o renome de um dos principais compositores e artistas desta nação tropical. Por falar nisso, os tropicalistas, aparentemente, eram o foco da sucurssal brasileira da emissora para o sucesso de tal projeto.

Outra coicidência era o gosto pelos baianos, pois outro músico consagrado a gravar canções no formato desplugado foi o “ex-novo baiano” Moraes Moreira. Em seu acústico ele cantou sucessos como ‘Acabou Chorare’, ‘Pombo Correio’ e ‘Mistério do Planeta’.

Flores – Titãs (Participação: Marisa Monte)





Mas o verdadeiro “BOOM” deste formato, deste programa, desta idéia, e o responsável por tornar tudo isso uma tendência foi o famigerado 'Acústico MTV – Titãs', popularmente chamado de 'Titãs Acústico'. Com participações especiais de artistas como Marisa Monte, Fito Paes, Marina Lima e Rita Lee, o álbum conquistou o país com os sucessos ‘Flores’, ‘Prá dizer adeus’, ‘Homem Primata’, ‘Os cegos do Castelo’, ‘Comida’ entre outros.

O especial foi lançado em CD e tornou-se um sucesso de crítica, público e, principalmente, vendas. Foi surpreendente, para muitos, ver uma banda consagrada por fazer um som mais agressivo, mais pesado, com fortes influências punks e eletrônicas, tocar com violões, baixolão, todos muito bem comportados em seus banquinhos – já que suas apresentações eram pra lá de agitadas.

O disco não só deu novo gás, deu evidência e trouxe o grupo de volta ao mercado, como alavancou o formato acústico como um excelente produto que só precisava ser lapidado. Ao meu ver, foi para o desenvolvimento desse ideal, a partir do sucesso deste álbum, que os homens fortes da MTV Tupiniquim direcionaram seus planos.


Luz del Fuego – Rita Lee (Participação: Cássia Eller)





A primeira tentativa parecia tentar manter a idéia inicial. Foi convocada a principal representante mulher do rock nacional para esta missão. 'Acústico MTV – Rita Lee' fez relativo sucesso, agradou o público, mas ainda não alcançava o fenômeno titânico anterior.

Com participações de Cássia Eller, Paula Toller, os próprios Titãs e Milton Nascimento, o álbum traz os sucessos ‘Mania de Você’, ‘Desculpe o Auê’, ‘Doce Vampiro’, ‘Flagra’, ‘Balada do Louco’ e ‘Lança Perfume’.

Não faltaram músicas aclamadas e acredito que foi isso que sustentou a repercussão positiva do CD, pois as versões anteriormente gravadas eram superiores. “Mas o que fazer para corrigir isso?” – Ingadaram os empresários e produtores da MTV Brasil.


Além do Horizonte – Robertos Carlos





Uma cartada da emissora musical foi chamar para seu time desplugado o rei, ele mesmo, Roberto Carlos (Inclusive, vocês sabiam que ele tem uma perna mecânica?). O 'Acústico MTV – Roberto Carlos' foi envolvido por muita polêmica por vossa majestade ter um contrato de exclusividade com a Rede Globo de televisão.

A MTV Brasil tentou dar um clima mais jovem ao show com a participação de Samuel Rosa do ‘Skank’ em ‘É proibido fumar’ e Toni Beloto em ‘É preciso saber viver’. Tal qual o acústico de Rita Lee, o álbum foi sustentado pelos sucessos já citados e ‘Por isso corro demais’, ‘Todos estão surdos’, ‘Emoções’, ‘Detalhes’ e ‘O Calhambeque’. “Já convidamos a Rainha do Rock e o Rei da música, o que falta?” – Pensavam todos da Music Television Brasil.

Carícias - Art Popular





A emissora fez uma aposta no pagode como uma forma de atrair mais público para o canal e, também, como uma maneira de aproveitar a onda do gênero no país - na época. O ‘Acústico MTV – Art Popular’ foi muito bem produzido, foi bastante caprichado, mas passou longe das espectativas mercadológicas tanto do grupo quanto da MTV Brasil.

O 'Acústico MTV – Paralamas do Sucesso' parece ter conseguido mostrar o que é preciso para o formato acústico. Tal qual o especial dos Titãs, o disco dos Paralamas apresenta uma banda da década de 80 interpretando versões muito diferentes das originais, em arranjos feitos especialmente para o álbum.

A produção caprichosa do figurino (todos de vermelho) casada com a decoração sofisticada deram o ar da graça desse show. O sucesso da Legião Urbana ‘Que país é esse’ foi o carro chefe’ que puxou hits como ‘Selvagem’, ‘Caleidoscópio’, ‘Lorinha Bom Bril’ e o pout porri ‘I feel Good / Sossego’ de James Brown e Tim Maia respectivamente.


A partir daí foi aberto o caminho para a MTV Brasil chegar à formula de sucesso esperada, mas essa história é reservada a outro capítulo. Não perca!


Meu Erro – Os Paralamas do Sucesso (Participação: Zizi Possi)






"Eu quis dizer
Você não quis escutar
Agora não peça
Não me faça promessas

Eu não quero te ver
Nem quero acreditar
Que vai ser diferente
Que tudo mudou

Você diz não saber
O que houve de errado
E o meu erro foi crer
Que estar ao seu lado

Bastaria
Oh meu deus era tudo o que eu queria
Eu dizia o seu nome
Não me abandone jamais

Mesmo querendo
Eu não vou me enganar
Eu conheço os seus passos
Eu vejo os seus erros

Não há nada de novo
Ainda somos iguais
Então não me chame
Não olhe pra trás



Você diz não saber
O que houve de errado
E o meu erro foi crer
Que estar ao seu lado

Bastaria
Oh meu deus era tudo o que eu queria
Eu dizia o seu nome
Não me abandone jamais"

Maicou...

Continua...

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