quarta-feira, 17 de setembro de 2008

"O mundo vai acabar e ela só quer dançar!"


A MTV chegava ao modelo desejado, mas ela não imaginava que uma aposta daria tão certo quanto a realizada em 2000. ‘Acústico MTV – Capital Inicial’.

O projeto ressussitou a banda brasiliense, ressussitou Kiko Zambianch, ressussitou canções e as transformou em “Hits”. Desafio alguém que não tenha escutado a pegajosa 'Natasha', ou a melodramática 'Primeiros Erros', ou mesmo a balada romântica 'Tudo que vai'.


Este disco provou para a equipe da MTV que não era preciso um grande investimento para se obter um resultado financeiramente satisfatóio.

A idéia é apostar no violão - que se transformará em vários luais, rodinhas de violão pelo país e em buscas nos sites de cifras na internet – no banquinho, no clima intimista e, principalmente, nos sucessos.


Tudo que vai – Capital Inicial





Outra vertente que estimula o gosto pelos acústicos MTV é a busca constante, do público adolescente e pré-adulto, por identidade. Este formato transmite a falsa idéia de que conhecendo os principais sucessos de um artista você se tornará fã dele e, a partir daí, irá incorporar o sentimento de pertencimento a um grupo. Doce ilusão, mas funciona.

Na verdade é mais fácil encontrar fãs de acústicos do que dos artistas, eu chamo isso de preguiça e oportunismo.

Um certo alguém / Último Romance – Lulu Santos





A emissora musical abriu mão de músicos mais antigos e passou a investir em nomes da década de 80 e até 90. Nesse momento o projeto passou a ser criticado sob o ponto de vista dos arranjos. Os artistas deixaram de lado a preocupação com as versões e se importaram apenas em tocar com os instrumentos acústicos de uma maneira mais contida.

No ‘Acústico MTV - Lulu Santos’ há uma contradição. O seu violão estava ligado a um pedal de efeito. Era um efeito simples, mas e a idéia do “unplugged”? O disco, definitivamente, não empolgou e foi sustentado pelos sucessos.


Partido Alto – Cássia Eller





O ‘Acústico MTV – Cássia Eller’ marca o auge da carreira da intérprete. Talvez por isso, o álbum conseguiu driblar algumas noções cristalizadas do projeto. O disco tem algumas canções e versões de destaque, muito pelo talento da cantora que faleceu em meio à divulgação deste trabalho.

A partir deste disco duas noções do formato ganharam corpo e se perpetuaram. A substituição da orquestra por quatro ou cinco cordas e a equalização sonora padrão.

Lanço um desafio: Escute alguns acústicos e você terá a impressão que se trata da mesma banda tocando, só muda o repertório. Solos parecidos, arranjos musicais sem graça e iguais, timbres repetitivos, ou seja, o fordismo incorporado à música.

Os alquimistas estão chegando – Jorge Benjor





A MTV havia se esquecido de um ícone da música popular brasileira e em 2002 lançou o ‘Acústico MTV – Jorge Benjor’. O projeto serviu mais como uma homenagem, pois a sonoridade passou longe da que consagrou o criador do gênero samba-rock.

Como já havia acontecido no show da Cássia Eller foi incorparado ao show alguns violinos, outras cordas e alguns metais, mas sem muito impacto positivo aos arranjos.


Baba Baby – Kid Abelha





Nada Sei – Kid Abelha





Na onda de se investir em bandas da década de 80 e 90, a MTV lançou os ‘Acústico MTV – Kid Abelha’ e o ‘Acústico MTV – Cidade Negra’. O capricho que sobrou na decoração, na produção visual dos especiais, mais uma vez, faltou na sonoridade.

Os dois discos soam muito parecidos. Em ambos há, apenas, a simples transposição das canções de estúdio para violões, baixolão, baqueta estilo vassorinha e todo mundo sentado. Os álbuns são irritantes, chatos e depois de escutados pela quinta vez já dão a vontade de jogá-los pela janela.


Doutor – Cidade Negra





Fullgás – Marina Lima





O ‘Acústico MTV – Marina Lima’ foi outra aposta da emissora musical, mas, como outros projetos, serviu como registro e para lançar a cantora e compositora de volta à mídia. O disco tem alguns pontos interessantes, como a participação do produtor musical Liminha em ‘Fullgás’, a versão de ‘Charme do Mundo’ com Fernando Porto e a regravação de ‘Pessoa’. Fora isso o disco é comum, não é ruim, mas passa longe de ser bom.

Com certeza, em 2003, o ‘Acústico MTV – Charlie Brown Jr.’ deu o que falar. Consolidou a banda no cenário da música pop, mas também trouxe uma série de contradições. Chorão e seus amigos utilizaram efeitos nas canções e 90% delas não foram rearranjadas. “Ora bolas! O acústico agora é só tocar com violão?”. Pelo visto a MTV só se preocupou em tentar manter o Chorão sentado pelo maior tempo possível.


Zóio de Lula – Charlie Brown Jr.






"Tirou a roupa
Entrou no mar
Pensei: Meu Deus!
Que bom que fosse
Tu me apresenta
Essa mulher
Meu irmão te dava
Até um doce

Sem roupa ela é demais
Também por isso
Eu creio em Deus
Meu Bom, Meu Deus
Meu Bom, me trás...

Ainda bem que eu trouxe
Até meu guarda-sol
Tenho toda tarde
Tenho a vida inteira

Já se foi aquele tempo
Da ladeira, irmão!
Já que se foi aquele tempo
Da ladeira, irmão!

Meu escritório é na praia
Eu tô sempre na área
Mas eu não sou
Da tua láia, não!

Meu escritório é na praia
Eu tô sempre na área
Mas eu não sou
Daquela láia, não!

Então!

Deixe viver, deixe ficar
Deixe estar como está
Deixe viver, deixe ficar
Deixe estar como está...

Meu Deus me dê um motivo
Pois eu pago tanto mico
Ela me ignora
Na esperança eu ainda fico

Eu tô fritando aqui
Vou entregar
Não agüento mais
Mas se eu não falar hoje
Talvez nunca a veja mais...

O dia passa
Horas se estendem
As pessoas ao redor
Nunca me entendem...(2x)

Então!

Deixe viver, deixe ficar
Deixe estar como está
Deixe viver, deixe ficar
Deixe estar como está...(2x)

Aheeeeeeeeeeeeeeê!

O dia passa
Horas se estendem
As pessoas ao redor
Nunca me entendem...(2x)

Tirou a roupa
Entrou no mar
Pensei: Meu Deus!Que bom que fosse
Tu me apresenta
Essa mulher
Meu irmão te dava
Até um doce

Sem roupa ela é demais
Também por isso
Eu creio em Deus
Meu Bom, meu Deus
Meu Bom, me trás...

Ainda bem que eu trouxe
Até meu guarda-sol
Tenho toda a tarde
Tenho a vida inteira

Já se foi aquele tempo
Da ladeira, irmão!
Já que se foi aquele tempo
Da ladeira, irmão!

Meu escritório é na praia
Eu tô sempre na área
Mas eu não sou
Da tua láia, não!

Meu escritório é na praia
Eu tô sempre na área
Mas eu não sou
Daquela láia, não!

Então!

Deixe viver, deixe ficar
Deixe estar como está
Deixe viver, deixe ficar
Deixe estar como está...(2x)

Aheeeeeeeeeeeeeeê!
Aheeeeeeeeeeeeeeê!
Aheeeeeeeeeeeeeeê!"

Maicou...

Nenhum comentário: