segunda-feira, 13 de outubro de 2008

"Na madrugada iremos pra casa cantando"


O post de hoje é uma homenagem a um dos principais compositores da música brasileira e que no último dia 11 de outubro completaria 100 anos de idade.

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, é considerado um dos principais sambistas brasileiros, ao lado de nomes como Noel Rosa e Ary Barroso.

Cantando uma composição do músico Candeia, Cartola imortalizou a sua versão de 'Preciso me encontrar', mas ele se destacou mesmo como compositor.

Cartola é autor de grandes sucessos como 'As rosas não falam', 'O mundo é um moinho', 'O Sol nascerá', 'Cordas de aço', 'Ensaboa Mulata' e outras que, se não são muito conhecidas, eu particularmente adoro, como 'Minha', 'Sala de recepção' e 'Senhora tentação'.


'Tive Sim' - Cartola





Regravado por vários artistas como Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Alcione, Marisa Monte, Ney Matogrosso, Cazuza, entre outros, Cartola moreu pobre e de maneira póstuma recebeu essas homenagens - destino comum a muitos artistas tupiniquins.

Com uma poesia bastante sincera e cheia de lirismo e excelentes arranjos, Cartola deixou pra sempre seu nome na história da música popular brasileira. Ele refletiu em suas músicas a própria vida e deixou explícito todo o seu sentimento.


'Peito Vazio' e 'O Sol Nascerá' - Cartola






"Nada consigo fazer
Quando a saudade aperta
Foge-me a inspiração
Sinto a alma deserta

Um vazio se faz em meu peito
E de fato eu sinto
Em meu peito um vazio
Me faltando as tuas carícias
As noites são longas
E eu sinto mais frio.

Procuro afogar no álcool
A tua lembrança
Mas noto que é ridícula
A minha vingança

Vou seguir os conselhos
De amigos
E garanto que não beberei
Nunca mais
E com o tempo
Essa imensa saudade que sinto
Se esvai

...

A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade
Perdida

Fim da tempestade
O sol nascerá
Finda esta saudade
Hei de ter outro alguém para amar

A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade
Perdida"

Maicou...

2 comentários:

Anônimo disse...

Alguem sabe pq o nariz dele é daquele jeito????

Unknown disse...

sou zero à esquerda no quesito samba...
mas cartola é quase unanimidade...
lindo lindo...

a sorrir é uma das músicas mais bonitas que eu tenho no mp3 e sempre ajuda a colocar um sorriso no rosto da moça aqui...

=)