sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O Sertanejo é o pai do Emo


Pois é! Eu que sou um ferrenho crítico de programas como o 'Ídolos', 'Fama' e de projetos como os 'Acústicos MTV' e do 'Estúdio Coca Cola' serei obrigado a reconsiderar alguns pontos de minha análise.

Eu ainda considero que a música não tem muito a ganhar com tais formatos e que eles só exploram o potencial comercial dos artistas através de um padrão.

A fórmula é repetida, é aprimorada para gerar mais rendimento com menos investimento, ou para dar a mesma resntabilidade mas com menos gastos.

Este ano, a multinacional de refrigerantes 'Coca Cola' deu continuidade ao projeto de juntar bandas nacionais de estilos diferentes em uma apresentação na MTV. Porém, desta vez, o programa divulga o refrigerante de baixa caloria da empresa.


Brincar de Ser Feliz - Fresno e Chitãozinho e Xororó





Mas eu disse que iria reconsiderar alguns pontos da minha crítica e vou. Ano passado eu disse que os artistas não conseguiram alcançar a tão desejada mescla de estilos, mas, em 2008, teve uma parceria que conseguiu.

É claro que se formos analisar bem, o sertanejo e o emo/rock não são tão diferentes assim. Se o cantor sertanejo sofre, o emo também, se o emo usa calças apertadas e justas, o sertanejo também.

Se os sertanejos são traídos, os emos não conseguem ficar com quem eles amam e, se os emos fazem chapinha no cabelo, Chitãozinho e Xororó já tem o cabelo liso por natureza.


Uma Música - Fresno e Chitãozinho e Xororó





A gente pode até questionar se o resultado ficou bom ou ruim, mas é inegável que houve uma mistura de elementos de cada gênero musical. Ao meu ver, as músicas que sofreram mais alterações foram as da dupla sertaneja, o motivo não sei. Mas a canção que eu achei mais bacana mesmo foi o sucesso 'Evidências'.

Continuo achando que projetos como o 'Estúdio Coca Cola Zero' não acrescentam muito à música, mas acho que se for pra fazer, os próximos artistas devem se inspirar na união de Fresno e Chitãozinho Xororó.

Como disse meu amigo Rodolfo Braga, o popular Rodolfão. "É uma propaganda clara, eles não estão nem aí pra música, os caras só querem vender". Depois o hippie sou eu. Esse post foi uma homenagem a outro amigo meu, Élder Gomes Barbosa - fã da Fresno.


Evidências - Fresno e Chitãozinho e Xororó






"Quando eu digo que deixei de te amar
É por que te amo
Quando eu digo que não quero mais você,
É por que te quero

Eu tenho medo de te dar meu coração
E de confessar que estou nas tuas mãos
Mas não posso imaginaro que vai ser de mim
Se eu te perder um dia

Eu me afasto e me defendo de você,
mas depois me entrego
Faça tipo, falo coisas que eu não sou,
Mas depois eu nego

Mas a verdade é que eu sou louco por você
E tenho medo de pensar em te perder
Eu preciso aceitar que não dá mais
Para separar as nossas vidas

E nessa loucura de dizer que não te quero
Vou negando as aparências, disfarçando as evidências
Mas para que viver fingindo
Se eu não posso enganar meu coração

Eu sei que te amo,

Chega de mentiras
De negar meu desejo
Eu te quero mais do que tudo,
Eu preciso do teus beijos

Eu entrego a minha vida
Para você fazer o que quiser de mim
Só quero ouvir você dizer que sim

Diz que é verdade, que tem saudade
Que ainda você pensa muito em mim
Diz que é verdade, que tem saudade,
Que ainda você quer viver pra mim"

Maicou...

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho que as musicas do chitãozinho e xororó foram as que mais mudaram pq esees emos só sabem tocar de um jeito só então se tocasse as músicas deles mais voltadas para o sertanejo eles não iam conseguir tocar.

Unknown disse...

hahauhauhauaha!!

maicou sempre visionário nas comparações musicais!!

mandou muito bem nesse post!
quem sabe que o estilinho emo não seja só uma nova forma de cantar as mesmas angústias sertanejas??


=)

Unknown disse...

de fato as músicas dos miguxos não sofreram mtas modificações,uma vez que quase não se nota um traço um pouco sertanejo nas canções.
porém as músicas da dupla sertaneja já apresenta certas variações,que na minha opinião são até válidas.

Unknown disse...

Acho que nesse assunto tenho propriedade para falar. Não, nem de perto sou Emo, tenho é meu pé na roça e na música sertaneja. Tudo bem que a idéia da mistura foi boa, mas senti que o Chitãozinho e o Xororó ficaram perdidos em um estilo que veio sem pq e sem pra onde. Além do mais eles são mais músicos do que o pessoal do Fresno, por isso acho que rolou um certo desconforto e até mesmo uma impaciência. Por outro lado os "roqueiros" pareciam desmerecer a dupla, talvez por achar o estilo brega e sem valor, mal sabendo que ambos bebem da mesma fonte como bem observou o Miss. (essas foram conclusões que tirei quando vi o ensaio do programa).
Quanto a forma do programa, é válida do ponto de vista a que se destina PUBLICIDADE, musicalmente não da para tirar muita coisa. Se eu fosse uma musicista ia ficar um pouco puta de ter que fazer um programa com mais cara de forçação. Bom foi isso que achei do programa....

Elder Barbosa disse...

Só agora que eu vi essa homenagem a mim! Valew Maicou!!!