segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Tudo é divino maravilhoso



Lançado em 1976, o disco “Alucinação”, do cearense Belchior, começa com a canção “Apenas um rapaz latino americano”.

Talvez, essa música seja o maior sucesso do cantor e compositor nordestino, mas não é bem sobre ele que eu vou falar hoje.

A canção traz um mistério que talvez não seja novidade para alguns, mas que outros não devem fazer idéia.

Eu mesmo não sei se consigo decifrá-lo, mas tentarei. Logo no início de “Apenas um rapaz latino americano” aparece o trecho:

“Mas trago de cabeça uma canção do rádio
Em que um antigo compositor baiano me dizia
Tudo é divino, tudo é maravilhoso”

Certa vez, ouvindo a canção “Eu sou o caso deles” dos Novos Baianos, um grande amigo meu perguntou se não seria essa a música a qual Belchior fazia referência. Eu não tinha resposta, mas respondi - “quem sabe?”.


Eu sou o caso deles – Marisa Monte e Novos Baianos





A música foi composta por dois baianos - Morais Moreira e Galvão - e no refrão há um trecho que levanta a suspeita do ouvinte:

“Eu sou o caso deles,
sou eu que esquento a vida deles
no fundo, no fundo
coloco os velhos no mundo,
boto na realidade
mostro a eternidade
Senão eles pensavam
que tudo era divino maravilhoso”

Resolvido o mistério e acabada a dúvida? Não! Pois era um trecho muito curto e ainda não tirava a pulga de trás das nossas orelhas.

Até que, recentemente, eu escuto a canção “Divino Maravilhoso”. Composta pelos baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil, a música foi eternizada na voz de Gal Costa durante o Festival da Canção de 1968.

Uma mensagem de alerta não apenas à juventude, mas a todos em um período de ditadura militar. Não tenho certeza se essa é a supracitada canção que Belchior trás na cabeça, mas que tem tudo pra ser ela a isso tem.

Infelizmente o áudio do vídeo da Gal Costa cantando a canção não está muito bom, mas essa versão do grupo “Chicas” para o programa Som Brasil ficou bem bacana.


Divino Maravilhoso – Chicas





"Atenção ao dobrar uma esquina
Uma alegria, atenção menina
Você vem, quantos anos você tem?
Atenção, precisa ter olhos firmes
Pra este sol, para esta escuridão
AtençãoTudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção para o refrão

É preciso estar atento e forte
Não temos tempo de temer a morte (2x)

Atenção para a estrofe e pro refrão
Pro palavrão, para a palavra de ordem
Atenção para o samba exaltação
AtençãoTudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção para o refrão

É preciso estar atento e forte
Não temos tempo de temer a morte (2x)

Atenção para as janelas no alto
Atenção ao pisar o asfalto, o mangue
Atenção para o sangue sobre o chão
AtençãoTudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção para o refrão

É preciso estar atento e forte"

Maicou...

2 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que já fiquei matutando na minha mente, para saber a que canção ou compositor baiano Belchior de referia na música. Sempre achei que se tratava de Dorival Caymmi. Porque Belchior fala de "um antigo compositor...". Nã creio que le se referiria dessa for a Gil ou Caetano, que praticamente são contemporâneos.

Adilsn Santana

Ands disse...

Eu andei pensando nesse assunto nos últimos dias! Legal achar esse post. Por acaso já chegou a alguma conclusão?? Rsrs..