domingo, 11 de janeiro de 2009

Universitários da roça ou seriam do sertão?



Pois é. Estamos diante da invasão acadêmica à música popular. Vou direto ao assunto. Afinal, quem fez a seguinte classificação: "SERTANEJO UNIVERSITÁRIO"?

Raios. Que denominação sem pé nem cabeça. Tá certo, eu compreendo que tudo se motivou pela modinha difundida por muitos universitários de se ouvir o pop/sertanejo/romântico com pitadas de pagode, samba e axé music.

Tudo começou com Bruno e Marrone, Edson e Hudson, passou por João Bosco e Vinícius, César Menotti e Fabiano, Vitor e Léo e por fim chegou à dupla Jorge e Matheus, Flora e Donatella e todos aqueles infelizes do CD da novela "A Favorita".

Vivenciei isto de perto, afinal me formei em Viçosa-MG - maior influência agrária impossível. Mas o famigerado Sertanejo Universitário é feito por músicos formados nas academias de ensino brasileiras?

Há curso de sertanejo?
Há PHD em Sertanejo?
Há mestrado e doutorado em Sertanejo?
Por acaso essas inúmeras duplas fazem parte de algum projeto de extensão em sertanejo?
Estes cantores sabem do terço a metade do que significa a cultura sertaneja?
Este público sabe o que está acontecendo?
Que diabos é o Pagode Sertanejo? (Nova classificação que inventaram em minha cidade, Ipatinga-MG).

Tudo não passa de um padrão, uma moda, um produto perecível e sujeito à ingratidão do mesmo povo que consagra e depois vira as costas - "O Calypso que o diga" (É Natália Jael, você estava certa, pelo menos até agora).

No ano 2000 o gênero universitário se aliou a outro ritmo e instituiu o Forró Universitário, que era, nada mais nada menos, o bom e velho Forró Pé de Serra imortalizado por Luís Gonzaga. Nomes deste movimento foram o Trio Virgulino, o Trio Forrozão, o Falamansa, o Rastapé, o Peixe Elértico, chegando à enjoativa "Sapatilha 37".


"Pode Chorar" - Jorge e Mateus





"Rindo à toa / Xote dos Milgres" - Falamansa






"Quase que acabo com a minha vida
Você me pôs num beco sem saída
Por que fez isso comigo?
Me dediquei somente a você
Tudo o que eu podia eu tentei fazer
Mas não, não adiantou.

Você não sabe o que é Amar
Você não sabe o que é Amor
Acha que é só mesmo ficar, ficar, ficar
E se rolar rolou
Não se maltrata o coração
De quem não merece sofrer
Não vou ficar na solidão de mão em mão
Assim como você.

Pode chorar,
Mas eu não volto pra você
Pode chorar,
Você não vai me convencer
Pode chorar,
Você se lembra o quanto eu chorei por você?

...

Há Há Há Há Há!Mas eu tô rindo à toa
Não que a vida
Esteja assim tão boa
Mas um sorriso ajuda a melhorar
Ah Ah!...
E cantando assim
Parece que o tempo voa
Quanto mais triste
Mais bonito soa
Eu agradeço por poder cantar
Lalaiá Laiá Laiá Iê!...

Me leva onde eu quero ir
Se quiser também pode vir
Escuta o meu coração
Que bate no compasso da zabumba de paixão

Ê pra surdo ouvir, pra cego ver que este xote faz milagre acontecer."

Maicou...

Nenhum comentário: